Procure coisas no blog ou na web!

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

HISTÓRIA DO ACELERADOR DE PARTICULAS





VÍDEOS SOBRE...


Máquina que recria a origem do mundo começa a funcionar
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM880842-7823-MAQUINA+QUE+RECRIA+A+ORIGEM+DO+MUNDO+COMECA+A+FUNCIONAR,00.html





Nos próximos meses, o sistema deve operar com força total, gastando a energia equivalente à cidade de Curitiba, para criar muitos mini-big bangs.

Entrou em funcionamento nesta quarta na Europa a máquina bilionária projetada para recriar a explosão que teria dado início ao universo.
Um ponto branco numa tela de computador e cientistas do mundo inteiro celebraram um momento difícil de entender para os leigos.
Cientistas de mais de 50 países trabalharam na construção de uma máquina que levou 14 anos e custou US$ 8 bilhões.

Cientistas do mundo inteiro estão atentos ao Centro Europeu de Pesquisa Nuclear, que vai iniciar, nesta quarta, a experiência mais ambiciosa da história da humanidade: uma tentativa de reproduzir a explosão que teria dado origem ao universo.

Sob os campos entre a França e a Suíça, está a maior máquina já construída. A cem metros de profundidade, um túnel circular, de 27 quilômetros.

Em quatro pontos, gigantescos detectores, feitos para ver partículas tão pequenas que é preciso juntar um trilhão delas para formar um grão de areia. O brasileiro Carley Martins, é um dos cientistas de mais de 50 países que trabalharam na construção que levou 14 anos e custou US$ 8 bilhões.

“Nenhum país do mundo se propõe a fazer um experimento dessa ordem, um investimento financeiro e em conhecimento é algo estupidamente grande. Ou seja, o sentido de colaboração aí é a coisa mais fundamental”. Nesta quarta, pela primeira vez, os túneis vão ser carregados com dois feixes de prótons, uma das partículas que formam o átomo. Eles vão girar em sentidos opostos. Usando poderosos ímãs, os cientistas vão desviar a rota e fazer os prótons se chocarem.

Para as partículas que vão estar sendo aceleradas dentro de um tubo, percorrendo o túnel, serão algumas voltas virtualmente na velocidade da luz num circuito de 27 quilômetros.

Mas para a humanidade, que vai observar a colisão, vai ser como uma viagem de 15 bilhões de anos, de volta no tempo, até o momento da criação do universo.

É a recriação do Big Bang, a explosão que deu origem ao universo. Numa fração de segundo, os prótons despedaçados devem liberar partículas que os cientistas só teorizam que existam. Entre elas, a chamada partícula de Deus ou Bóson de Higgs. Ela seria a responsável por criar a matéria que forma todas as coisas, do nosso corpo à poeira cósmica.

Mas há grupos tentando na Justiça impedir o experimento, dizendo que ele pode destruir todo o universo. É que durante a colisão poderia se formar um buraco negro, uma concentração de energia tão grande que poderia sugar tudo o que há em volta.

FONTE: REDE GLOBO
JORNAL NACIONAL
(TERÇA FEIRA, 09.09.2008)



Nenhum comentário: