Procure coisas no blog ou na web!

sexta-feira, 19 de setembro de 2008

TRENS QUE VOAM


Pode parecer loucura ou ficção cientifica, mas é a mais pura verdade, e como esse blog tem a função de ensinar ciências de uma forma simples então eu devo-lhes contar sobre uma coisa que foi o sonho do chamado "futuro" de muitas pessoas, um transporte voador ou que levitasse.Bom ele já existe desde o final do século dezenove, ele se chama maglev e é o trem movido a energia magnetica, o sistema de um maglev é bem simples, no trem é acoplado uma chapa de ferro que cubra a parte de baixo inteira do trem, depois os controladores do trem mandam um imenso choque na chapa, fazendo com que o campo magnético da chapa fique maior tornando-o um grande eletroímã, e nos trilhos que são feitos de aluminio eles também mandam uma alta voltagem nos trilhos de alumínio, mas a questão é que ambos os eletroímãs ficam com o mesmo polo magnético norte, em geral os eletroímãs só tem um pólo enquanto os ímãs naturais não importa seu tamanho tem dois pólos, então é usado o princípio da repelição que seria pólos iguais se repelem em pólos opostos se atraem, esse é o principio da força eletromagnética, mas tem mais uma questão, isso faz ele voar mas o que faz ele ir para frente?
A mesma coisa, os ímas com pólos iguais não somente se repelem, mas antes deu explicar o que aconteçe vocês tem que perceber uma coisa o trem é sempre menor que seus trilhos não é?
É justamente essa a chave o magnetismo empurra o maglev para frente tornando-o o trem mais rápido do mundo, ou seja um dos trens que tem o princípio mais simple é o mais rápido do mundo.

Veja uma imagem do sistema básico dos trilhos:







2 comentários:

Unknown disse...

pocho eu queria o principio ativo pra mim produzir uma replica menor pra fera de matematica.
vc pode postar pra mim?

TUDO SOBRE CIÊNCIAS disse...

eu vou pesquisar, é que eu tenho muito pouco tempo para escrever.